10 Regras básicas do estilo:
1- Faz uma limpeza ao teu guarda-roupa!
Quantas vezes foste às compras e por impulso trouxeste para casa umas calças, t-shirt, vestido, colete que nunca mais vestiste, e que ainda hoje, jazem pelo teu closet com as respectivas etiquetas?Quantas peças de roupa tens guardadas à espera que, milagrosamente, te voltem a servir, quando não fazes nada por isso? E aquele casaco tão giro que compraste há dois anos na Miss Sixty, mas que na prática te faz engordar uns 10 kg?
Todas nós já cometemos estes pequenos pecados! Ainda ontem quando estava a empacotar a tralha toda do meu quarto (estou a fazer uma extreme makeover), fui dar com umas quantas peças de roupa ainda com etiqueta, calças do tempo em que se usavam à boca-de-sino e com aplicações laterais de tecido (horrorosas) e, umas calças Topshop daquelas que nem que eu engordasse 20 kg me serviam, de tão largas que me estão nas pernas. Meti tudo num saco e amanhã vou doá-las aos pobres.
-> Dá aos que mais precisam tudo aquilo que não te serve ou que não te fica bem!
-> Compra sempre peças de roupa do teu número!
Quantas vezes não compraste, teimosamente, uma peça de roupa, pela qual te apaixonaste perdidamente, mas que infelizmente não havia o teu número? E que até nem te ficava assim tão bem?
-> Compra sempre peças de roupa que te favoreçam!
Nem todas nós fomos abençoadas com um killer body de modelo, por isso, aprende a ler o teu corpo e compra peças com cortes, cores e estampados adequados à tua fisionomia.
Ex:
Pernas curtas – evita as calças de cintura descaída e corsarios.
Pernas gordas – Evita as leggings e as skinny jeans.
Pernas compridas - Evitas as calças de cintura subida
-> Não te deixes cair na tentação dos saldos!
Um vestido que custava 100€ e que agora custa 30€, parece uma óptima compra! Mas sê razoável, achas mesmo que o vais vestir? Gostas assim tanto dele? Precisas mesmo de mais um vestido aos quadrados?
-> Não jogues sempre pelo seguro!
A moda existe para dar-mos alguma vida ao nosso guarda-roupa, para brincar-mos com as texturas, cores, materiais e volumes. Se optas sempre por peças de roupa 100% seguras, vais perder todo o entusiasmo em te vestir e acabas por cair na rotina. Um guarda-roupa cheio de camisas brancas é muito menos interessante do que um com peças-chave com as quais podes brincar e inspirar-te!
-> Não compres só porque está na moda!
Uma das tendências deste ano são os mini-vestidos nude, contudo se não ficas bem em tons nude ou em mini-vestidos, porquê compra-los? Volto a frisar, compra apenas peças que te favoreçam!
-> Não caias em sentimentalismos, quando se trata do teu guarda-roupa!
Não guardes aquela mini-saia azul celeste que a tua avó te trouxe do México quando tinhas 5 anos, só por ter sido a tua peça favorita da altura! Se não consegues mesmo ver-te livre do teu par de calças favorito do tempo do liceu, guarda na arrecadação, talvez daqui a uns anos o uses no Carnaval! E não guardes também peças de roupa que não te servem ou que já não vestes só porque pagaste uma fortuna por elas!
O teu guarda-roupa deve ser construído à tua medida, consuante a tua fisionomia, cor de pele, cabelo e personalidade. Não vás em modas, sentimentalismos ou ilusões e veste apenas aquilo que te fica bem e favorece!
ps: vou postar o resto das regras ao longo do tempo..