José António Tenente
Estão prontas para o baile?
Fashionable late e à boa maneira portuguesa, o desfile de José António Tenente começa num ritmo contagiante. As modelos desfilam peças elegantes de silhuetas bem sexy e femininas, sob olhar atento de uma plateia cheia e entusiasmada por ver as novas propostas de um dos grandes nomes da moda nacional.
Na passerelle, desfilaram looks fortes e de cintura bem marcada, uns mais exuberantes, outros mais longilíneos – mas sempre pautados por uma elegância assumidamente retro.
Inspirada no universo da pintura de Paula Rego e nos seus quadros mais decorativos, a colecção, encheu-nos as medidas com pequenos detalhes que fizeram toda a diferença - como os laços, folhos, brocados, tecidos pictóricos, motivos florais, ombros bem marcados, adamascados, brilhos, luvas, tules, rendas, acabamentos em lurex (malha metalizada) e uma paleta manifestamente colorida.
Pontos fortes do desfile: trios de modelos em poses teatrais no final da passerelle e alguns looks notoriamente inspirados na tauromaquia.
Pontos fracos: Não sei se terei sido a única, mas reparei que algumas das peças eram extremamente parecidas às apresentadas na colecção Primavera/Verão 2009, no desfile da Dolce&Gabbana – principalmente as peças que faziam lembrar pijamas.
Veredicto: A colecção foi bem mais forte do que eu estava à espera. Os meus parabéns e aplauso a José António Tenente!
Credit: And This is Reality
(Especial agradecimento à minha amiga Hemna que tirou as fotos, enquanto eu tirava apontamentos.)